top of page
  • Foto do escritorSP2

Prazos máximos de atendimento nos planos de saúde

A saúde suplementar no Brasil é um setor extremamente importante para toda a população e muitos já sabem disso, podemos até deduzir isso pelo fato de que o plano de saúde hoje é um dos três maiores desejos do brasileiro. Dos planos Premium aos planos com o melhor custo benefício, existe opções para todos os bolsos e todos os gostos, sem exceção, porém, existe certos direitos que as vezes o consumidor não sabe que possui e acaba saindo prejudicado devido a esse desconhecimento.




Para os que já tem plano de saúde, com certeza já ligaram para os vários médicos de certa especialidade e os mesmos só tinham agenda para daqui a dois meses, e você, obviamente, precisando da consulta o mais rápido possível. Porém, a Agência nacional de saúde suplementar, vulgo ANS, determina que alguns tipos de consultas tenham o seu prazo máximo de atendimento, ou seja, não podem se quer, em alguns casos, demorar 1 semana para você ser atendido, veja cada tipo de consulta abaixo e o que a própria ANS diz sobre o assunto:


Após o período de carência, o beneficiário terá direito ao atendimento, conforme segmentação do plano (se odontológico ou médico-hospitalar; se ambulatorial ou hospitalar com ou sem obstetrícia; se referência), e este atendimento deverá ocorrer dentro dos prazos máximos.

  • Consulta básica - pediatria, clínica médica, cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia ( Sete dias úteis )

  • Consulta nas demais especialidades ( 14 dias úteis )

  • Consulta/ sessão com fonoaudiólogo, nutricionista, psicólogo, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta ( 10 dias úteis )

  • Consulta e procedimentos realizados em consultório/ clínica com cirurgião-dentista ( 7 dias úteis )

  • Serviços de diagnóstico por laboratório de análises clínicas em regime ambulatorial ( 3 dias úteis )

  • Demais serviços de diagnóstico e terapia em regime ambulatorial ( 10 dias úteis )

  • Procedimentos de alta complexidade ( 21 dias úteis )

  • Atendimento em regimento hospital-dia ( 10 dias úteis )

  • Atendimento em regime de internação eletiva ( 21 dias úteis )

  • Urgência e emergência ( Imediato )

  • Consulta de retorno ( A critério do profissional responsável pelo atendimento )

Mas atenção, para ser atendido no prazo estabelecido acima, você deve ter cumprido todas as carências previstas em seu contrato, e esses prazos valem somente para atendimento por profissionais da rede conveniada do plano.



 

O que fazer caso não consiga ser atendido dentro dos prazos máximos estabelecidos?


Após entrar em contato com médicos e estabelecimentos de saúde credenciados e não conseguir marcar o procedimento dentro do prazo máximo previsto em lei, você deverá entrar em contato com operadora do seu plano de saúde para obter uma alternativa para o atendimento solicitado.Você deverá solicitar o número de protocolo deste contato feito com a operadora como comprovante da solicitação e guardar a data deste contato.Se a operadora do plano de saúde não garantir o atendimento no prazo estabelecido, contado da data do contato com a operadora, você deverá fazer a denúncia à ANS por meio de um dos nossos canais de relacionamento. É importante ter em mãos o número e a data do protocolo do contato com a operadora.


O que a operadora poderá fazer para garantir seu atendimento?


Para cumprir o prazo necessário, caso não haja profissional ou estabelecimento da rede conveniada disponível no período, a operadora do plano de saúde deve indicar um profissional ou estabelecimento mesmo fora da rede conveniada do plano e custear o atendimento.Caso não haja profissional ou estabelecimento disponível no município onde o beneficiário procurou o atendimento, a operadora deverá garantir o atendimento em outro município, tendo, inclusive, que transportar o beneficiário ou reembolsá-lo em algumas situações.



 

Caso não consiga resolver a sua situação com a operadora, para entrar em contato com a ANS, ligue para o número ligue no numero 0800 701 9656 e abra uma solicitação, a operadora terá dois dias para responde-lo.


Se você ainda não possui um plano de saúde, converse com nossos agentes! Eles estão prontos para te atender da melhor forma possível.





42 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page