top of page
  • Foto do escritorSP2

Qual o melhor plano de saúde?

Quando pensamos em um serviço extremamente burocrático que é difícil de encontrar informações, o plano de saúde pode ser algo que vem nas nossas mentes, então procurar o melhor plano de saúde pode ser bem difícil. Mas, como descobrir? Você pode fazer isso por conta própria, ou simplesmente conversar com um de nossos agentes te auxiliar clicando aqui, se preferir a primeira opção basta seguir adianta na leitura!

O que analisar em um plano de saúde?


Pra encontrar o melhor plano de saúde não é só ver a qualidade ou depoimentos das pessoas, a internet é mais usada para reclamar do que elogiar, afinal, quando contratamos um serviço e recebemos, é obrigação da seguradora, mas quando ela falha ou demora, é motivo para reclamar com razão! Por esse motivo, você vai encontrar várias reclamações por aí de todas operadoras, talvez até assustando você na hora de contratar, mas vamos ver o que analisar nas operadoras para saber se ela é o melhor para você, como são vários pontos que analisamos quando conversamos com nossos clientes, você deve começar pelos principais, que são

  1. Rede de Atendimento

  2. Forma de Atendimento

  3. Segurança e Solidez

  4. Facilidades

1. Rede de atendimento


Parece óbvio, mas, a rede de atendimento é de extrema importância para ver não só como é feito o atendimento, mas também a segurança que a empresa trás. Bons hospitais e médicos de qualidade custam caro, até para planos de saúde. Se você tiver algum médico/hospital/laboratório que você prefere, tente começar por planos de saúde que atendem esses médicos. Imagine planos de saúde que conseguem pagar hospitais de referência como Albert Eistein e Sírio Libanês, esses planos tem solidez o suficiente para bancar tratamentos pesados em qualquer escala, então, se um plano de saúde consegue ''bancar'' um bom hospital, provavelmente sua liquidez e solidez é boa e você terá segurança de que o seu plano de saúde vai atender nos melhores hospitais.

Foto do hospital Albert Eistein em São Paulo
Hospital Albert Eistein

Além de ver esse tipo de rede, também é muito importante ver os médicos que já atendem você, sabemos que trocar de médico nem sempre é o ideal, então se um plano de saúde atende pelo seu médico, optar por ele pode ser uma boa opção.


2. Forma de Atendimento


Quando conversar com o agente do plano de saúde, preste muita atenção em como a forma de atendimento para o cliente é feita e se você está disposto a ser atendido da maneira que o plano oferece, mas, como assim? Vamos dar alguns exemplos:


Atendimento Livre ( Rede Livre )

Nesse tipo de atendimento, o cliente tem a liberdade de ir em qualquer médico da rede credenciada ou através de reembolso, não precisando de nenhuma guia da seguradora, basta apresentar a carteirinha do plano de saúde utilizar o serviço médico. Em alguns casos, é necessária autorização para Exames Complexos e Cirurgias. Essa modalidade é a mais tradicional e a mais procurada pelos clientes, algumas seguradoras que possuem esse tipo de atendimento: Bradesco Saúde, SulAmérica, Amil, Allianz, Sompo, Porto Seguro.


Atendimento Livre ( Rede Própria )


Idêntico ao tipo de atendimento anterior, porém, dessa vez não existe a possibilidade de reembolso ( Exceto casos previsto em lei ) e também a única rede disponível para o cliente é a da própria operadora, com Hospitais e clínicas próprias, sempre com uma pequena rede credenciada para apoio em algumas situações, como clínicas de acupuntura ou medicina nuclear. Esse tipo de modalidade existe em operadoras como Hapvida / Clinipam/Notre Dame Intermédica


Atendimento Coordenado ( Rede Credenciada ou Rede Própria )


Várias operadoras estão começando a operar com a forma de atendimento coordenada e por causa disso, muitos clientes estão estranhando a forma de atendimento. A forma de atendimento coordenada é, resumidamente, fazer com que o beneficiário sempre passe pelo médico gestor/família do beneficiário, afim de detectar possíveis problemas e também encaminha-los para outros especialistas. Ou seja, aqui o cliente não poderá mais ir diretamente em uma clinica pediátrica sem antes passar pelo médico da família. Geralmente, esse tipo de atendimento faz com que o plano de saúde fique mais barato, e o beneficiário ainda possui a cobertura como tem na rede livre. Porém, acaba sempre tendo que passar pelo médico da família. Sempre recomendamos a ida a um médico da família para nossos clientes, mesmo aqueles com atendimento livre, mas, as vezes ficar limitado a apenas um médico pode irritar alguns beneficiários que prezam pela liberdade de escolha. Algumas operadoras que operam esse produto são a GNDI SUL e todas Unimed's ( Plano Personal ).

Hospital Unimed - Centro de Oncologia
Hospital Unimed - Centro de Oncologia

3. Segurança e Solidez


Excelente! Você definiu o plano de saúde que tem uma rede incrível, os melhores hospitais disponíveis e médicos exclusivos e o melhor, o preço mais baixo que de todas as operadoras que você pesquisou! Parece muito bom pra ser verdade, então, provavelmente, é porque é.


Todas operadoras precisam informar seus balanços para o órgão regulador do setor ( ANS ), afim de manter uma estabilidade no mercado e também para que os beneficiários dessas operadoras não sofram com a possível liquidação judicial.


Nesse caso, quando algo estiver bom demais para ser verdade, pesquise, dentro do site da ANS, o balanço da operadora, se ela tem a solidez e a segurança necessária, afinal, do que adianta credenciar um bom hospital se quando você precisar não tem cobertura?


Se uma operadora tem preço baixo, uma rede credenciada enorme, a menor carência , atendimento livre e benefícios que não existem no mercado, pode significar várias coisas, a operadora pretende ser vendida, está aumentando a carteira de clientes para depois ocorrer o descredenciamento da rede, má gestão da própria seguradora e as vezes ignorância do vendedor! Lembre-se, no ramo de saúde suplementar, se o negócio está muito bom pra ser verdade, é porque é. Sua saúde e segurança sempre vem em primeiro lugar.



4. Facilidades


Você pode acabar percebendo que as operadoras são muito lineares, os preços são os mesmos, a rede é parecida, e a cobertura pode até ser a mesma! Então, se você ainda não se decidiu, veja as facilidades que cada operadora oferece e que são relevantes para você.

Essas facilidades podem variar entre planos odontológicos gratuitos, clubes de vantagens exclusivos para beneficiários, seguros viagens inclusos, resgate com ambulâncias, helicópteros e aviões, medicamentos gratuitos, carência zero e vários outros.


Agora basta decidir o que faz mais sentido para você e contratar o seu plano de saúde! Basta clicar aqui e solicitar a sua cotação diretamente pelo nosso whatsapp :)


119 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page