top of page
  • Foto do escritorSP2

Plano de Saúde Amil, é bom? Vale a pena?

Os planos de saúde são uma forma de garantir o acesso à saúde de qualidade, sem depender do sistema público. No entanto, escolher um plano de saúde não é uma tarefa fácil, pois existem muitas opções no mercado, com diferentes coberturas, preços e reputações. Por isso, é importante pesquisar bem antes de contratar um plano de saúde, e verificar se ele atende às suas necessidades e expectativas.


Neste artigo, vamos analisar se o plano de saúde Amil é bom e vale a pena contratar. Vamos ver principalmente a avaliação dos clientes e claro, a análise da ANS.

um prédio do plano de saúde da Amil moderno com uma placa que diz ‘AMIL VALE A PENA? A SP2 TE RESPONDE!’, rodeado de vegetação e palmeiras, com um céu azul e nuvens ao fundo

A Amil é uma seguradora no ramo de saúde com vários anos de mercado e uma das maiores no seguimento genuinamente brasileiras, mesmo estando atrelada ao banco Amil. Apesar de sermos especialistas em planos de saúde e sabermos o valor que o Amil Saúde possui, nessa análise vamos olhar com olhos mais críticos e também com dados de elogios, reclamações e índices fornecidos diretamente pelo órgão regulador ANS ( Agência Nacional de Saúde Suplementar ).


texto em preto e branco que diz PEÇA A COTAÇÃO AQUI amil

RANKING RECLAME AQUI - Plano de Saúde Amil


Relatório de satisfação do cliente da Amil, operadora de saúde, referente ao período de 01/03/2020 a 31/08/2023, mostrando um índice de reclamações respondidas de 99,1%, um índice de solução de 76,1%, uma nota do consumidor de 6,41 e uma reputação de 7,6/10
Ranking Amil Reclame aqui

A Amil possui uma pontuação de ranking no Reclame aqui de 7.6, considerado bom, com um índice de solução de 76%. Apesar dessa nota, vale lembrar que esses dados contam com todas as reclamações da empresa, incluindo planos médicos e odontológicos. Nossa análise é de que muitas reclamações possuem fundamento, mas, poderiam ser resolvidas rapidamente pelo atendimento da Amil.


Apesar disso, todas as reclamações são respondidas, mesmo assim, a nota do consumidor é 6.43 para a empresa. (Nos últimos 6 meses, a partir da data dessa Postagem)


Fonte: https://www.reclameaqui.com.br/empresa/amil/lista-reclamacoes/







texto em preto e branco que diz PEÇA Rede Credenciada, com um convite para o leitor clicar no banner e baixar a rede credenciada. do produto ami

Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS)


Suplementar (IDSS) De acordo com a ANS, a Amil possui a nota de 0,7577 nesse ranking, ficando em 11º lugar entre as 20 maiores operadoras do país. Esse índice leva vários fatores em consideração, como Qualidade em Atenção à Saúde, Garantia de Acesso, Sustentabilidade no Mercado, Gestão de Processos e Regulação. Vamos ver como a Amil se saiu em cada um desses rankings e o porquê dessa nota. Além disso, vale lembrar que a Amil não participa de nenhum programa de bônus para pontuação extra como o caso do plano de saúde Bradesco.


Gráfico de barras horizontal mostrando o IDSS da operadora de saúde Amil em 2022 (ano-base 2021), com um valor de 0,7577, indicando um alto desempenho em qualidade e eficiência


IDQS - QUALIDADE EM ATENÇÃO À SAÚDE


Amil possui nota 0,7346, um excelente índice para esse requisito, porém perde em alguns aspectos que podem não ser relevantes para você, cliente. Como por exemplo, a Amil ZERA no quesito Estímulo ao Parto Normal, pois o cliente possui o total direito de escolher junto ao médico se este desejar ter um parto cesárea ou não. Assim, a maioria das gestantes escolhe cesárea, baixando a nota da operadora. Além desta, a Amil também baixou o seu ranking devido aos clientes mais idosos utilizarem muito o especialista ao invés do médico generalista. Em nossa análise, essas notas baixas estão ligadas diretamente a liberdade que a operadora dá para o cliente fazer o que quiser e se consultar com quem quiser, tanto é verdade que mesmo zerando em alguns requisitos, conseguiu uma excelente nota nesse índice.

Gráfico de barras horizontal mostrando o IDQS da operadora de saúde Amil em 2022 (ano-base 2021), com um valor de 0,7346, indicando um alto desempenho em qualidade e eficiência

Um banner pergunta se a Rinoplastia tem cobertura no plano de saúde e convidando o usuário a acessar a página do blog com informações de rinoplastia.

IDGA - GARANTIA DE ACESSO - Plano de saúde Amil

Apesar de sua extensa rede credenciada e possibilidade de reembolso em alguns planos, a Amil recebeu uma nota consideravelmente baixa no índice de Garantia de Acesso, ficando em 0,6156. Esse índice avalia a disponibilidade dos prestadores de serviços de saúde na rede assistencial das operadoras, considerando a oferta de estabelecimentos de saúde e de profissionais de saúde em relação à demanda dos beneficiários1. Um dos motivos para essa nota baixa pode ser o fato de que a Amil tem uma rede credenciada mais concentrada nas regiões Sudeste e Sul do país, deixando as demais regiões com menos opções de atendimento. Além disso, a Amil tem enfrentado algumas dificuldades para manter a sua rede credenciada, tendo que transferir parte da sua carteira para outras operadoras ou reassumir os beneficiários que haviam sido transferidos. Portanto, é importante que os clientes da Amil verifiquem se o seu plano oferece uma rede credenciada adequada às suas necessidades e localização.

Gráfico de barras horizontal mostrando o IDSS da operadora de saúde Amil em 2022 (ano-base 2021), com um valor de 0,6156, indicando um alto desempenho em qualidade e eficiência

 

IDSM - SUSTENTABILIDADE NO MERCADO E IDGR - GESTÃO DE PROCESSOS E REGULAÇÃO


Se você está preocupado com a solidez de sua operadora de saúde, fique de olho nesses dois índices, geralmente, ambos estarão próximos de zero caso sua operadora esteja passando por problemas, verifique o IDSM de sua operadora. Olhando para a Amil, como esperado, ambos os índices têm excelentes notas, o único quesito que a Amil zerou foi o índice de reclamações gerais, devido ao alto nível de reclamação da empresa no órgão, por outro lado, a nota de solução desses conflitos foi de 1 (máxima).



Tabela com dois dados e uma barra de progresso mostrando o desempenho de dois projetos da operadora de saúde Amil

Um banner em preto e branco com a logo da amil convidando o usuário a pedir a cotação da Amil

Vale a pena contratar o plano de saúde Amil?


Por fim, em nossa análise final, a Amil possui bons produtos com preços variados, de acordo com o perfil e a necessidade de cada cliente. A Amil faz parte do UnitedHealth Group, um dos maiores grupos de saúde do mundo, e oferece planos médicos e odontológicos para pessoas físicas e jurídicas, com diferentes modalidades e abrangências. A Amil tem uma ampla rede credenciada, com mais de 20 mil médicos, 2 mil hospitais e 6 mil laboratórios em todo o país1, além de serviços exclusivos, como o Amil Resgate, que realiza o transporte inter-hospitalar em casos de emergência. A Amil também tem programas de prevenção e promoção da saúde, como o Amil Espaço Saúde, que oferece consultas multidisciplinares com nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e enfermeiros. A Amil ainda tem planos premium, como o Amil One, que oferece um cuidado personalizado e diferenciado, com hospitais de referência, reembolso em até 24 horas, cobertura para vacinas e transplantes, e assistência médica internacional, e planos acessíveis, como o Amil Fácil, que oferece planos regionais com excelente custo-benefício.


No final, sim, vale a pena contratar qualquer plano disponível da Amil, principalmente se você conseguir pegar promoções que de vez em quando aparecem, tanto de carência quanto de preço.

 

E você, o que achou? Conte para nós nos comentários!





407 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page